249,155 of 300,000 assinaturas

À Região do Tirol do Sul e a Arnold Schuler, ministro provincial da agricultura de Bolzano.

Petição

Numa democracia que funcione bem, a sociedade civil tem de ser capaz de criticar abertamente os que estão no poder e de se pronunciar sobre questões sociais. Quando os ambientalistas criticam a utilização maciça de pesticidas no Tirol do Sul, não devem ser intimidados, mas sim ouvidos com atenção.

Por isso mesmo, pedimos-lhe que retire imediatamente as queixas-crime contra Karl Bär e contra membros do Conselho de Administração do Instituto Ambiental de Munique, bem como contra o escritor Alexander Schiebel e contra o seu editor Jacob Radloff.

Por que motivo é importante

É esta a história de Karl Bär e de Alexander Schiebel, da sua missão para acabar com a utilização de pesticidas no setor agroalimentar e da forma como o governo local do Sul do Tirol está a fazer tudo o que está ao seu alcance para os silenciar.

O Karl e a sua organização, o Instituto Ambiental de Munique, exibiram um cartaz para chamar a atenção para a utilização maciça de pesticidas nos pomares de maçã no Tirol do Sul. [1]

O Alexander escreveu um livro intitulado "O Milagre de Mals", sobre a história da pequena aldeia de Mals, situada no Tirol do Sul, cujos habitantes exprimiram nas urnas a sua vontade de proibir a utilização de pesticidas na sua comunidade, embora o governo local tenha posteriormente tentado impedi-los. [2]

Estão a ser perseguidos judicialmente pelo governo local do Tirol do Sul, numa tentativa de os censurar e obrigar a abandonar o ativismo. O julgamento terá início na próxima semana, em meados de setembro.

Sabemos que o governo local daquela pacata e próspera região do Tirol do Sul não está habituado a ser alvo de críticas. Depende fortemente do turismo e detesta publicidade negativa.

O Karl e o Alexander têm um plano para divulgar a sua história em toda a Europa.[3] No entanto, o seu combate seria muito mais marcante se também fosse nosso. Basta a sua assinatura para os apoiar.

Se deixarmos o governo do Tirol do Sul sair impune desta situação, o impacto irá muito para além destes dois ativistas.

É escandaloso, mas, estas ações judiciais intimidatórias e infundadas são cada vez mais utilizadas, em toda a União Europeia, por empresas, pessoas com poder e governos, numa tentativa de silenciar ativistas e jornalistas, sobrecarregando-os com custas judiciais avultadas. São frequentemente designados por processos judiciais estratégicos contra a participação pública (SLAPP). [4] Neste caso, haverá cada vez mais gente com medo de se opor à utilização de pesticidas.

Mas o Karl e o Alexander têm dedicado a sua vida ao ativismo em prol da interrupção da utilização de pesticidas. Neste momento precisam da nossa ajuda — vamos apoiá-los!


Referências:

  1. Em alemão: https://www.tageszeitung.it/2017/08/10/suedtirol-ist-pestizidtirol/
  2. Em alemão: http://alexanderschiebel.com/wunder-von-mals/
  3. Em alemão: https://www.sueddeutsche.de/wirtschaft/landwirtschaft-obstanbau-aepfel-suedtirol-1.5022345?reduced=true
    Em italiano: https://ilsalvagente.it/2020/09/05/90228/
    Em inglês: https://www.slowfood.com/do-pesticides-poison-freedom-of-expression/
    Em francês: https://www.generations-futures.fr/actualites/proces-baillon-pesticides-tyrol/
  4. https://pt.qwe.wiki/wiki/Strategic_lawsuit_against_public_participation;

    Em inglês: https://www.ecpmf.eu/slapp-the-background-of-strategic-lawsuits-against-public-participation/


Campanha em parceria com:

Pode contribuir?

Para mantermos a nossa independência, temos muito cuidado com as nossas fontes de financiamento, mas as campanhas de forte impacto precisam de financiamento, e é por isso que precisamos da sua ajuda!

Podemos contar com o seu contributo, mesmo que seja de apenas alguns euros por mês, para ajudar a nossa comunidade a continuar a apoiar ativistas que lutam para acabar com a utilização de pesticidas na Europa?

Outras formas de fazer um donativo


Pode fazer uma transferência bancária para a conta:
(Indique o seu e-mail como referência de pagamento)

WeMove Europe SCE mbH
IBAN: DE98 4306 0967 1177 7069 00
BIC: GENODEM1GLS, GLS Bank
Berlim, Alemanha

Faça um donativo periódico

Faça um donativo único
A Movemos a Europa procura a maior transparência na sua gestão. Caso deseje saber de que forma despendemos as verbas que angariamos, confira a nossa Política de Donativos.

Os seus dados pessoais serão tratados de forma confidencial e mantidos em segurança. A partilha destes dados pressupõe que concorda que a Movemos a Europa o mantenha informado sobre campanhas e que aceita a utilização de cookies nos termos da nossa Política de Privacidade .

Compartilhe esta petição com os seus amigos

Obrigada por tomar parte desta ação!

Conhece outras pessoas que possam estar interessadas nesta campanha? Partilhe a petição com elas ou envie-lhes um e-mail a pedir-lhes que a assinem.

Está a assinar em nome de Não é o seu nome? Clique aqui