63,780 of 75,000 assinaturas

A Fabrice Leggeri, diretor da FRONTEX

Petição

Fabrice Leggeri, vimos por este meio pedir-lhe que renuncie imediatamente ao cargo de diretor da FRONTEX.

Por que motivo é importante

As denúncias são chocantes: a agência FRONTEX terá ajudado guardas fronteiriços gregos a perpetrar atos de pirataria. Atacaram migrantes que viajavam em barcos instáveis, obrigando-os a deixar as águas da UE e a ficar abandonados à sua sorte no mar. As investigações mostram que a FRONTEX também terá testemunhado muitos outros incidentes violentos e tentado encobri-los. [1]

Fabrice Leggeri, o diretor da FRONTEX, estará pessoalmente envolvido: terá tido conhecimento dos abusos e violações dos direitos humanos e mentido ao parlamento. [2] No início de Dezembro foi novamente interrogado pelos eurodeputados, mas recusa-se a assumir qualquer responsabilidade e continua a resistir aos apelos para renunciar ao cargo. [3]

Tem havido um trabalho incansável por parte de vários jornalistas no apuramento dos factos. Os eurodeputados exigem demissão de Leggeri. [4] Os próprios funcionários da FRONTEX estão a divulgar pormenores sobre estas violações! No entanto, ainda não se fez ouvir a indignação de cidadãos como nós. Podemos contar consigo para exigirmos a Leggeri que renuncie ao cargo?

Mesmo após a saída de Leggeri, continuará a haver graves problemas com a FRONTEX. Tem sido, desde sempre, uma instituição problemática, que opera numa área cinzenta do ponto de vista jurídico, sem que haja forma de a responsabilizar pelos seus atos. A saída de Leggeri poderá ser apenas um primeiro passo, mas é crucial, se queremos ter alguma hipótese de acabar com a FRONTEX.


Referências:

  1. https://www.nytimes.com/2020/11/26/world/europe/frontex-migrants-pushback-greece.html
    https://www.bellingcat.com/news/2020/10/23/frontex-at-fault-european-border-force-complicit-in-illegal-pushbacks/
  2. https://www.guengl.eu/frontex-chief-must-be-sacked-after-migrant-pushback-expose/
    https://www.socialistsanddemocrats.eu/newsroom/sds-call-frontex-director-resign
  3. https://www.europarl.europa.eu/news/en/press-room/20201126IPR92509/
    https://multimedia.europarl.europa.eu/en/committee-on-civil-liberties-justice-and-home-affairs_20201130-1645-COMMITTEE-LIBE_vd
  4. https://www.euronews.com/2020/12/01/meps-call-for-eu-border-agency-director-to-resign-over-migrant-pushbacks

Mail A Fabrice Leggeri, diretor da FRONTEX

Fabrice Leggeri recusa-se a assumir qualquer responsabilidade pelas violações dos direitos humanos por parte da FRONTEX, apesar de ser o seu diretor e de ter tentado encobri-las de forma ativa!.

Basta preencher o formulário, e nós encarregar-nos-emos de enviar o e-mail a Leggeri e respetivos colegas em seu nome. Não se esqueça de acrescentar uma mensagem pessoal em cima e de assinar o seu e-mail no fim!

Para:

Está a enviar este e-mail como Não é o seu nome? Clique aqui

Os destinatários receberão o seu nome e endereço de e-mail. Ao clicar ''Sim, mantenham-me informado/a'', estará a apoiar esta campanha e a consentir que a Movemos a Europa (WeMove Europe) use a sua informação no seguimento desta campanha. Podemos partilhar o seu nome e apelido e o seu país com o destinatário da campanha. A menos que subscreva a fim de receber updates personalisados, apagaremos os deus dados assim que esta campanha terminar. Nunca partilharemos os deus dados com terceiros sem a sua permissão. Leia a nossa política de privacidade completa aqui.

Pode contribuir?

Obrigado por tomar a iniciativa de pedir a demissão do diretor da FRONTEX.

A nossa luta pelos direitos humanos e pelo direito de asilo mal começou.Esta campanha só terá início com a demissão de Leggeri — temos ainda muito trabalho pela frente para obrigar a FRONTEX a respeitar os direitos humanos.

No entanto, para terem um impacto real, a nossa campanha e as nossas ações precisam de financiamento. Podemos contar com o seu contributo, nem que seja de apenas alguns euros por mês, para, em conjunto, lutarmos pelos direitos humanos nas fronteiras da Europa?

*Prefere fazer um donativo único? Basta desmarcar a opção "Quero fazer um donativo mensal".

Outras formas de fazer um donativo


Pode fazer uma transferência bancária para a conta:
(Indique o seu e-mail como referência de pagamento)

WeMove Europe SCE mbH
IBAN: DE98 4306 0967 1177 7069 00
BIC: GENODEM1GLS, GLS Bank
Berlim, Alemanha

Faça um donativo periódico

Faça um donativo único
A Movemos a Europa procura a maior transparência na sua gestão. Caso deseje saber de que forma despendemos as verbas que angariamos, confira a nossa Política de Donativos.

Os seus dados pessoais serão tratados de forma confidencial e mantidos em segurança. A partilha destes dados pressupõe que concorda que a Movemos a Europa o mantenha informado sobre campanhas e que aceita a utilização de cookies nos termos da nossa Política de Privacidade .

Compartilhe esta petição com os seus amigos

Agradecemos o seu empenho! Só quando agimos em conjunto é que constituímos realmente uma força a ter em conta.

Can you help amplify our call for Leggeri's resignation as Director of FRONTEX? We want as many Europeans to demand his resignation as possible! Please spread the word on social media, WhatsApp, or email!

Está a assinar em nome de Não é o seu nome? Clique aqui