64,704 of 75,000 assinaturas

A Fabrice Leggeri, diretor da FRONTEX

Petição

Fabrice Leggeri, vimos por este meio pedir-lhe que renuncie imediatamente ao cargo de diretor da FRONTEX.

Por que motivo é importante

As denúncias são chocantes: a agência FRONTEX terá ajudado guardas fronteiriços gregos a perpetrar atos de pirataria. Atacaram migrantes que viajavam em barcos instáveis, obrigando-os a deixar as águas da UE e a ficar abandonados à sua sorte no mar. As investigações mostram que a FRONTEX também terá testemunhado muitos outros incidentes violentos e tentado encobri-los. [1]

Fabrice Leggeri, o diretor da FRONTEX, estará pessoalmente envolvido: terá tido conhecimento dos abusos e violações dos direitos humanos e mentido ao parlamento. [2] No início de Dezembro foi novamente interrogado pelos eurodeputados, mas recusa-se a assumir qualquer responsabilidade e continua a resistir aos apelos para renunciar ao cargo. [3]

Tem havido um trabalho incansável por parte de vários jornalistas no apuramento dos factos. Os eurodeputados exigem demissão de Leggeri. [4] Os próprios funcionários da FRONTEX estão a divulgar pormenores sobre estas violações! No entanto, ainda não se fez ouvir a indignação de cidadãos como nós. Podemos contar consigo para exigirmos a Leggeri que renuncie ao cargo?

Mesmo após a saída de Leggeri, continuará a haver graves problemas com a FRONTEX. Tem sido, desde sempre, uma instituição problemática, que opera numa área cinzenta do ponto de vista jurídico, sem que haja forma de a responsabilizar pelos seus atos. A saída de Leggeri poderá ser apenas um primeiro passo, mas é crucial, se queremos ter alguma hipótese de acabar com a FRONTEX.


Referências:

  1. https://www.nytimes.com/2020/11/26/world/europe/frontex-migrants-pushback-greece.html
    https://www.bellingcat.com/news/2020/10/23/frontex-at-fault-european-border-force-complicit-in-illegal-pushbacks/
  2. https://www.guengl.eu/frontex-chief-must-be-sacked-after-migrant-pushback-expose/
    https://www.socialistsanddemocrats.eu/newsroom/sds-call-frontex-director-resign
  3. https://www.europarl.europa.eu/news/en/press-room/20201126IPR92509/
    https://multimedia.europarl.europa.eu/en/committee-on-civil-liberties-justice-and-home-affairs_20201130-1645-COMMITTEE-LIBE_vd
  4. https://www.euronews.com/2020/12/01/meps-call-for-eu-border-agency-director-to-resign-over-migrant-pushbacks

Mail A Fabrice Leggeri, diretor da FRONTEX

Form to send email

Fabrice Leggeri recusa-se a assumir qualquer responsabilidade pelas violações dos direitos humanos por parte da FRONTEX, apesar de ser o seu diretor e de ter tentado encobri-las de forma ativa!.

Basta preencher o formulário, e nós encarregar-nos-emos de enviar o e-mail a Leggeri e respetivos colegas em seu nome. Não se esqueça de acrescentar uma mensagem pessoal em cima e de assinar o seu e-mail no fim!

Para:

Está a enviar este e-mail como Não é o seu nome? Clique aqui

Os destinatários receberão o seu nome e endereço de e-mail. Ao clicar ''Sim, mantenham-me informado/a'', estará a apoiar esta campanha e a consentir que a Movemos a Europa (WeMove Europe) use a sua informação no seguimento desta campanha. Podemos partilhar o seu nome e apelido e o seu país com o destinatário da campanha. A menos que subscreva a fim de receber updates personalisados, apagaremos os deus dados assim que esta campanha terminar. Nunca partilharemos os deus dados com terceiros sem a sua permissão. Leia a nossa política de privacidade completa aqui.

Pode contribuir?

Obrigado por tomar a iniciativa de pedir a demissão do diretor da FRONTEX.

A nossa luta pelos direitos humanos e pelo direito de asilo mal começou.Esta campanha só terá início com a demissão de Leggeri — temos ainda muito trabalho pela frente para obrigar a FRONTEX a respeitar os direitos humanos.

No entanto, para terem um impacto real, a nossa campanha e as nossas ações precisam de financiamento. Podemos contar com o seu contributo, nem que seja de apenas alguns euros por mês, para, em conjunto, lutarmos pelos direitos humanos nas fronteiras da Europa?

*Prefere fazer um donativo único? Basta desmarcar a opção "Quero fazer um donativo mensal".

Outras formas de fazer um donativo


Pode fazer uma transferência bancária para a conta:
(Indique o seu e-mail como referência de pagamento)

WeMove Europe SCE mbH
IBAN: DE98 4306 0967 1177 7069 00
BIC: GENODEM1GLS, GLS Bank
Berlim, Alemanha

Faça um donativo periódico

Faça um donativo único
A Movemos a Europa procura a maior transparência na sua gestão. Caso deseje saber de que forma despendemos as verbas que angariamos, confira a nossa Política de Donativos.

Os seus dados pessoais serão tratados de forma confidencial e mantidos em segurança. A partilha destes dados pressupõe que concorda que a Movemos a Europa o mantenha informado sobre campanhas e que aceita a utilização de cookies nos termos da nossa Política de Privacidade .

Compartilhe esta petição com os seus amigos

Está a assinar em nome de Não é o seu nome? Clique aqui