70,228 of 100,000 assinaturas

Ao Parlamento Europeu, à Comissão Europeia e ao Conselho Europeu

Petição

Apelamos à União Europeia que urgentemente e finalmente alinhe, num todo, as normas referentes à qualidade do ar, na Europa com a utilização das informações científicas mais recentes, de modo a que se possa proteger a saúde dos Europeus.

Os limites juridicamente vinculativos da UE referente aos poluentes atmosféricos devem ser baseados na ciência e ser, pelo menos, tão rigorosos quanto as diretrizes regularmente atualizadas pela Organização Mundial de Saúde.

- Por que motivo é importante

Numa escola em Varsóvia há um enorme ponto vermelho num quadro junto à entrada que sinaliza quando as crianças podem brincar na rua. Amiúde, as crianças não o podem fazer dado que o ar está demasiado poluído e, o brincarem na rua, torna-se num enorme risco para a sua saúde.

A poluição do ar causa asma, cancros e doenças crónicas nas crianças [1] resultando em centenas de milhares de mortes na Europa, todos os anos. [2]

A UE tem normas referentes à qualidade do ar com o intuito de nos proteger. Contudo estas normas, não se baseiam 100% em factos científicos e os níveis de alarme estão definidos como muito elevados. [2] Isso cria a ideia de que estamos perante uma “boa qualidade do ar”, mas trata-se de uma ideia errada.

Na próxima semana, o Parlamento Europeu discutirá a revisão dos valores de referência de qualidade do ar. Tudo o que for decidido será decisivo para a alteração da qualidade do ar que respiramos. [3]

Antes da votação, os eurodeputados que desconhecem o tema terão que o conhecer e os que estão indecisos terão de ser convencidos. Para que isto aconteça, temos que nos juntar e mostrar o quanto os europeus se preocupam com o ar que respiram.

É muito simples: se o ar estiver poluído, não é seguro. [4] Mas, há mais de uma década, os níveis de alarme referentes à qualidade do ar, foram definidos com valores superiores aos sugeridos pela ciência. Assim, "oficialmente", a maioria dos Europeus está a respirar um ar “aceitável” e parece não haver a necessidade de que os políticos intervenham, para proteger a saúde da população.

Se usarmos a definição de “qualidade do ar” da Organização Mundial de Saúde (OMS), o quadro muda abruptamente: três quartos das pessoas que vivem em cidades da UE respiram que pode colocar em risco a saúde das populações. [5] Temos que mostrar ao Parlamento Europeu e aos políticos de todas as instituições da UE que conhecemos o assunto e não fecharemos os olhos.

Agora, temos a possibilidade de permitir que todas as crianças respirem em segurança. A poluição do ar é perigosa para as crianças, mas representa um grande risco para todos nós. Está cientificamente comprovado que existe uma relação direta entre (má) qualidade do ar e as a doenças cardíacas e pulmonares, bem como ao aumento da obesidade e da doença de Alzheimer. [6] Nós podemos tornar as nossas cidades em cidades verdes e nosso ar saudável.

Certifique-se de que estamos todos protegidos: Assine a petição e solicite à UE uma melhor qualidade do ar na Europa!


Referências:

  1. https://www.eea.europa.eu/themes/air/health-impacts-of-air-pollution
  2. https://www.env-health.org/issues/air-quality/
  3. https://www.eea.europa.eu/publications/air-quality-in-europe-2020-report
  4. https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0006/189051/Health-effects-of-particulate-matter-final-Eng.pdf
  5. About 4% of the EU-28 urban population was exposed to health harming levels of PM 2.5 (particulate matter with a diameter of 2.5 μm or less) above the EU limit value in 2018. However, checked against WHO air quality guidelines for PM2.5, the share increases to 74% https://www.eea.europa.eu/publications/air-quality-in-europe-2020-report
  6. https://www.eea.europa.eu/themes/air/health-impacts-of-air-pollution

Campanha em parceria com:

Pode contribuir?

Poderá parecer difícil mudar as coisas, tratando-se de uma única pessoa. A grande vantagem da Movemos a Europa é que, para conseguirmos coisas incríveis, não precisamos de mais nada além da nossa comunidade, desde que cada um de nós faça um pequeno donativo.

Poderia doar alguns euros por mês para que a nossa comunidade possa continuar a trabalhar para proteger a saúde dos Europeus?

Outras formas de fazer um donativo


Pode fazer uma transferência bancária para a conta:
(Indique o seu e-mail como referência de pagamento)

WeMove Europe SCE mbH
IBAN: DE98 4306 0967 1177 7069 00
BIC: GENODEM1GLS, GLS Bank
Berlim, Alemanha

Faça um donativo periódico

Faça um donativo único
A Movemos a Europa procura a maior transparência na sua gestão. Caso deseje saber de que forma despendemos as verbas que angariamos, confira a nossa Política de Donativos.

Os seus dados pessoais serão tratados de forma confidencial e mantidos em segurança. A partilha destes dados pressupõe que concorda que a Movemos a Europa o mantenha informado sobre campanhas e que aceita a utilização de cookies nos termos da nossa Política de Privacidade .

Compartilhe esta petição com os seus amigos

Está a assinar em nome de Não é o seu nome? Clique aqui