154,952 of 175,000 assinaturas

Aos Ministros do Meio Ambiente dos Estados-Membros, ao Vice-presidente da Comissão Europeia [Frans Timmermans] e ao Comissário dos Oceanos [Virginijus Sinkevičius].

Petição

Pedimos que ouçam o apelo público para acabar com os plásticos descartáveis e com a poluição causada pelo plástico. Para o efeito, a Comissão Europeia deve manter a ambição da nova legislação da UE que proíbe o plástico descartável e de garantir que as diretrizes não incluam isenções nem substituições suscetíveis de diminuir o seu impacto.

Por que motivo é importante

Já sabemos que o plástico está em todo o lado. Além de se encontrar na água potável e nos oceanos, também conseguiu chegar às frutas e legumes. [1, 2]

Foi por este motivo que porfiámos para proibir os plásticos descartáveis, que são tão prejudiciais para o nosso planeta e para a saúde. E ganhamos com a adopção da Directiva da UE relativa aos plásticos descartáveis. A indústria do plástico, porém, está a fazer tudo para inverter esta vitória, intrometendo-se na fase final do processo de implementação.

Estão a fazê-lo de forma bastante sorrateira. Envolveram-se em discussões técnicas sobre a implementação da lei, para que, por exemplo, os pacotes de batata frita descartáveis possam ser considerados reutilizáveis, invertendo efetivamente a nossa vitória. [3]

No entanto, temos um poderoso decisor do nosso lado. Frans Timmermans, Vice-presidente Executivo da Comissão Europeia e defensor desta lei, prometeu ser nosso aliado. [4] Chegou a hora de lhe lembrar essa promessa, para que, mais uma vez, possa enfrentar a indústria do plástico, que neste momento está a apostar tudo no jogo de bastidores.


Referências:

  1. https://olhardigital.com.br/noticia/estudo-aponta-que-comemos-milhares-de-pedacos-de-plastico-por-ano/95039
  2. Em inglês: https://www.researchgate.net/publication/341513246_Micro-_and_nano-plastics_in_edible_fruit_and_vegetables_The_first_diet_risks_assessment_for_the_general_population

    https://www.nature.com/articles/s41565-020-0707-4

  3. Em inglês: https://www.breakfreefromplastic.org/2020/07/30/draft-guideline-sup/#disqus_thread
  4. https://twitter.com/TimmermansEU/status/912621524959547392

Campanha em parceria com:

Pode contribuir?

Poderá parecer difícil mudar as coisas, tratando-se de uma única pessoa. A grande vantagem da Movemos a Europa é que, para conseguirmos coisas incríveis, não precisamos de mais nada além da nossa comunidade, desde que cada um de nós faça um pequeno donativo.

Poderia doar alguns euros por mês para que a nossa comunidade possa continuar a trabalhar para conseguir uma europa mais sustentável.

Outras formas de fazer um donativo


Pode fazer uma transferência bancária para a conta:
(Indique o seu e-mail como referência de pagamento)

WeMove Europe SCE mbH
IBAN: DE98 4306 0967 1177 7069 00
BIC: GENODEM1GLS, GLS Bank
Berlim, Alemanha

Faça um donativo periódico

Faça um donativo único
A Movemos a Europa procura a maior transparência na sua gestão. Caso deseje saber de que forma despendemos as verbas que angariamos, confira a nossa Política de Donativos.

Os seus dados pessoais serão tratados de forma confidencial e mantidos em segurança. A partilha destes dados pressupõe que concorda que a Movemos a Europa o mantenha informado sobre campanhas e que aceita a utilização de cookies nos termos da nossa Política de Privacidade .

Compartilhe esta petição com os seus amigos

Obrigada por tomar parte desta ação!

Conhece outras pessoas que possam estar interessadas nesta campanha? Partilhe a petição com elas ou envie-lhes um e-mail a pedir-lhes que a assinem.

Está a assinar em nome de Não é o seu nome? Clique aqui