330,045 of 400,000 assinaturas

Por uma União Europeia empenhada na justiça social e económica, na sustentabilidade ambiental e na democracia participativa.

Europa em crise

Há muita gente que se sente impotente perante as decisões tomadas à porta fechada por instituições europeias ou por governos nacionais. A Movemos a Europa (WeMove Europe, em inglês) procura unir os cidadãos europeus e, desta forma, melhorar a tomada de decisões a nível da União Europeia.

Rejeitamos as decisões a nível europeu que são tomadas em prol de grupos de pressão financiados pelos poderosos, em detrimento das pessoas comuns. A nossa resposta não é um retorno ao nacionalismo, mas um apelo para privilegiarmos políticas que reflitam as preocupações dos cidadãos europeus. Queremos ajudar a dar-lhes visibilidade e a pôr em prática as alternativas criadas pelos cidadãos.

As nossas campanhas não consistem em dizer 'Sim' ou 'Não' à Europa, mas em construir a Europa que almejamos, desafiando decisões políticas inaceitáveis e fortalecendo a democracia europeia.

A Movemos a Europa surge num momento crítico e com a intenção de agir para alcançar uma mudança política no seio da União Europeia, para fazer da Europa um modelo de cidadania. Dirigimo-nos às instituições, europeias ou estatais, e a empresas privadas que possam ajudar a promover essa mudança.

Queremos conjugar vários esforços em toda a União para aumentar a participação eleitoral, para apelar à esperança e conter o ódio, para unir os europeus em torno de uma narrativa que realce o papel das pessoas e a participação ativa na configuração de uma União Europeia mais progressista.

Vamos organizar grandes eventos em toda a Europa, mesmo antes das eleições. Através destas ações, vamos multiplicar o ruído e aumentar os conhecimentos dos cidadãos europeus sobre as eleições e as questões que estão em jogo. Os eventos serão o reflexo da participação cívica em torno da questão da Europa, alicerçada por valores como a solidariedade, a cooperação e o internacionalismo.